Saint Patrick’s Day!

"Everyone wants to be Irish on St. Patrick's Day"!

O dia 17 de março homenageia o santo padroeiro da Irlanda, St. Patrick (São Patrício). O dia é tido ao redor do mundo como uma celebração da história e cultura irlandesas, que foi exportada para muitos outros lugares, e hoje é comemorada também no resto do Reino Unido, nos Estados Unidos e Canadá, entre outros.

St. Patrick nasceu na Grã-Bretanha (Britânia), na época colonizada por romanos – no final do século IV; foi vendido como escravo a um fazendeiro na Irlanda por volta dos 16 anos, e teria recorrido ao cristianismo em busca de conforto durante esse período de escravidão – a maior parte da Irlanda era pagã e regida por druidas na época. Seis anos mais tarde, fugiu e refugiou-se em um monastério britânico durante vários anos, adotando então o nome Patrick. Anos mais tarde, retornou ao lugar onde foi escravizado para pregar o evangelho, convertendo centenas de pessoas na Irlanda.

Dizem que a Boa Sorte acompanha a todos os que participam das comemorações. Quem quer ficar de fora?

Diz-se que St. Patrick usava um trevo de três folhas para explicar e representar a Trindade – hoje o trevo é tido como símbolo não apenas do dia de St. Patrick, mas também da própria Irlanda. Por volta do século XVII, o trevo acabou virando um símbolo do nacionalismo irlandês, em defesa contra o imperialismo da Inglaterra – usar o trevo na lapela era para os irlandeses um símbolo de oposição aos ingleses.

O dia 17 de março – dia em que ele teria morrido – é feriado nacional na Irlanda e municipal em algumas cidades do Canadá que têm boa parte da população com origem irlandesa. A data é comemorada com desfiles e paradas famosas no mundo inteiro, e que são uma tradição anual nos Estados Unidos desde 1737.

O costume nesta data – nos Estados Unidos – é usar verde; os irlandeses preferem usar as cores da sua bandeira: laranja, verde e branco; também é importante não se esquecer do trevo! Dia perfeito para apreciar uma boa cerveja irlandesa – hoje em dia uma coadjuvante indispensável nas comemorações – nos pubs irlandeses espalhados pelo mundo.

Vai uma guinness pra comemorar?

Fonte

03/15/2010. awesome!, Fun Stuff, News, Special Day.

Deixe um comentário

Be the first to comment!

Deixe um comentário

Trackback URI